Fotografar pessoas na rua é uma parte importante da prática fotográfica do que se condicionou chamar de Street Photography. Capturar uma certa “essência percebida” de uma pessoa desconhecida é difícil mas possível e muito desejável.
Neste post, vamos explorar duas abordagens para fotografar pessoas na rua: fotografar sem ser visto e fotografar após um contato pessoal e conversa. Vamos mergulhar nessas duas vertentes e discutir as melhores práticas para capturar momentos únicos e contar histórias através da fotografia de rua.
Fotografar sem ser visto
Aqui a idéia é ser um “caçador”. É estar atento, um pouco distante e não ser visto.
Esse é uma das abordagens mais comuns e é a preferida de pessoas que tem uma certa dificuldade em puxar papo com desconhecidos.
Mas, a vantagem dessa abordagem não é apenas contornar uma limitação pessoal do fotógrafo. Muitas vezes, o assunto (pessoa) não deve mesmo saber que está sendo fotografado pois isso alteraria a sua naturalidade de comportamento, interferindo no objetivo do fotógrafo.
Algumas dicas para se colocar essa abordagem em prática:
- Mantenha-se discreto: Vista-se de forma discreta e evite chamar a atenção para si mesmo. Use roupas neutras e evite equipamentos chamativos.
- Utilize lentes de distância focal longa: Lentes com distância focal acima de 100mm são ideais para fotografar pessoas na rua. Elas oferecem um ângulo de visão natural e permitem que você se aproxime o suficiente para capturar detalhes, mas sem invadir a privacidade das pessoas. Uma excelente opção são as lentes 100mm a 135mm f/2.8, macro. São ricas em detalhes e permitem um desfoque muito bonito no plano de fundo. Mas uma boa lente zoom (acima de 80mm) pode ser ainda mais versátil. Mas, não exagere. Na fotografia de rua, quanto menos equipamento melhor.
- Fique atento aos detalhes: Observe o ambiente ao seu redor e esteja atento aos momentos interessantes. Preste atenção em expressões faciais, gestos, interações, nos tipos físicos e padrões de luz. Esses detalhes podem criar imagens poderosas e contar histórias.
- Antecipe o momento: Antecipe o momento em que algo interessante pode acontecer. Fique atento a padrões de comportamento, como alguém prestes a atravessar a rua, uma pessoa esperando no ponto de ônibus ou um momento de interação entre pessoas.
- Antecipe os ajustes: Deixe o modo de foco preparado (área e pontos), e também não se prenda ao Modo Manual, prefira usar modos semi-automáticos de exposição como o Prioridade de Abertura (você fixa a abertura e a câmera calculará paridamente o tempo adequado) e, para ajustar a exposição use a função de Compensação de Exposição. Outra boa medidade é usar o ISO automático.
- Use técnicas de composição: Composição é o aspecto mais importante de qualquer fotografia. Fique atento aos elementos mais expressivos como linhas de fuga, enquadramento, contrastes gráficos ou narrativos e evite distrações visuais no quadro, sempre que possível.
Fotografar após um contato pessoal e conversa
Outra abordagem na fotografia de rua é estabelecer um contato pessoal com as pessoas antes de fotografá-las. Essa abordagem não é natural nem fácil para a maioria das pessoas. Mas permite criar retratos mais íntimos e capturar histórias mais profundas.
Algumas dicas para fotografar após um contato pessoal:
- Puxe conversa: Aproxime-se de alguém, peça alguma informação, faça alguma pergunta que tenha sentido para quem te vê com uma câmera na mão. Já usei diversas vezes a estratégia de entrar em um bar ou padaria, pedir algo ao lado de alguém que já estava lá e puxar um papo sobre algo do local, do bairro, da rua. Sempre funciona! Conversa vai, conversa vem… falo sobre meu trabalho e minhas intenções e por fim peço para fazer um retrato.
- Seja respeitoso: Ao abordar pessoas na rua, seja educado, respeitoso e transparente sobre suas intenções. Se quiser fotografar especificamente uma pessoa, explique claramente que você é um fotógrafo interessado em capturar momentos autênticos e peça permissão para fotografar. Mas, esteja preparado para vários nãos. Isso faz parte!
- Atenção especial com crianças: sempre converse com os pais antes de fotografar crianças. Em cidades grandes, o medo sobre adultos mal-intencionados pode te trazer grandes problemas.
- Mostre interesse: Demonstre interesse genuíno pelas pessoas que você deseja fotografar. Faça perguntas, ouça suas histórias e estabeleça uma conexão antes de levantar a câmera. Isso ajudará a criar um ambiente confortável e sem desconfianças.
- Capture a essência: Ao fotografar pessoas após um contato pessoal. E isso é muito subjetivo e particular. O que eu consideraria a “essência”, pode não ser o que você consideraria. Mas, as roupas, o ambiente ou objetos ao redor da pessoa, podem contribuir para uma leitura mais clara da imagem final e podem revelar algo a mais sobre a pessoa. Seja atento aos detalhes e explore diferentes ângulos, perspectivas e não esqueça de variar a orientação do quadro (horizontal/vertical).
- Utilize a luz ambiente: Aproveite a luz natural e a iluminação do ambiente para criar retratos impactantes. A luz suave do final da tarde, de uma grande sombra ou a luz filtrada através de uma janela podem adicionar uma atmosfera especial às suas imagens.
- Seja grato e compartilhe: Após fotografar alguém, agradeça pela oportunidade e compartilhe as imagens com a pessoa, se possível. Deixe seu cartão para que a pessoa possa entrar em contato posteriormente. Essa atitude demonstra respeito e pode até mesmo abrir portas futuras.
Lembre-se sempre de respeitar a privacidade das pessoas e de conhecer e seguir as leis locais em relação à fotografia de rua. O importante é capturar momentos autênticos, contar histórias e criar conexões por meio da sua fotografia.
Experimente essas duas abordagens e descubra a qual você se sente mais conectado. Mas, não fuja do desafio pessoal de se desenvolver na outra abordagem. Trabalhe sempre para ser um fotógrafo completo!
Charbel Chaves